quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Medo de dirigir por Andrea Parente - Psicóloga clínica.

A maioria das  pessoas acreditam que, quem tem medo de dirigir, sofreu algum tipo de acidente, que é consequência de algum trauma, a própria pessoa também fica buscando alguma explicação nesse sentido, algumas vezes encontra uma batidinha que para ela pode ser a justificativa.

Mas a verdade é que a grande minoria de quem tem medo de dirigir já passou por algum tipo de trauma.

A grande maioria dos casos esse medo faz parte, é consequência  da personalidade, e fica muito mais fácil lidar com esse medo quando se entende de onde ele vem, a pergunta porque os outros conseguem e eu não! Gera uma grande angustia e um sentimento de inferioridade. 

Ao longo dos 10 anos que que faço esse   trabalho com pessoas que tem medo de dirigir, tive o privilégio de  conhecer muitas pessoas incríveis, inteligentes, boa parte com uma carreira profissional brilhante, o que mostra que o medo não tem nenhuma relação com a capacidade intelectual, muito ao contrário, muitas vezes quanto mais capaz intelectualmente é uma pessoa mais exigente ela é consigo, não se permitindo errar, o que no caso de aprender a dirigir, não tem como, o erro faz parte.

Cada indivíduo é singular em sua personalidade, o que faz da psicologia um universo tão rico, porem existem características que podem ser comuns entre essas pessoas , como por exemplo: Perfeccionismo, pouco nível de ousadia, nível alto de exigência consigo e/ou com o outro, de forma geral são indivíduos muito "pé no chão", e um outro dado interessante é que, a maioria tem medo de nadar, sim! São medos correlacionados!

O fato é, esse medo e um fator limitador na vida, principalmente quando se consegue tirar a carta e tem um carro parado na garagem, e ainda assim continua dependo de alguém para fazer coisas simples como ir a um mercado.

Eu costumo dizer que o medo de dirigir é só a ponta  de um iceberg, que por baixo tem muito mais coisas,  características pessoais, angustias que só a própria pessoa sabe. E ao enfrentar e superar esse medo, a conquista acaba sendo muito maior do que se imaginava.

O método que eu uso é embasado na psicologia comportamental, primeiro é importante entender o motivo desse bloqueio, e depois uma exposição gradativa no carro da própria pessoa, respeitando o limite prático e emocional de cada um , e algo muito importante, e a compreensão e aceitação, que errar faz parte do processo e da vida. O resultado e extremamente gratificante para mim, e para a pessoa, é claro!

                                                                                                                        Andrea Parente.



Se você gostou dessa matéria e deseja saber mais sobre o trabalho da psicóloga Andrea Parente e agendar uma consulta, segue abaixo o link da sua página e do seu consultório de atendimento.

Telefone para contato:  11 4487 2660.







2 comentários:

  1. Andrea!
    Parabéns pela matéria, muito boa.
    Dou aqui o meu testemunho, sou fruto do excelente trabalho dessa profissional, se você tem medo de dirigir, pode procura-la.

    ResponderExcluir