quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OLHAR PARA AS EMOÇÕES - Por Franciane Rodrigues França - Psicóloga


As emoções fazem parte da nossa vida e elas mudam de acordo com as situações que 
vivenciamos em nosso dia a dia. Podemos estar nervosos de manhã, felizes de tarde, tristes de noite e isso ocorre devido ao modo como percebemos cada evento em nosso dia.
 Algumas emoções são mais agradáveis que outras, mas todas são importantes para o nosso desenvolvimento como ser humano, afinal como saberíamos o que é alegria se não existisse a tristeza?

Franciane Rodrigues França
Psicóloga

É comum as pessoas acharam que só é saudável sentir emoções agradáveis, como alegria, que é ruim sentir medo ou tristeza e podem até sentir culpa quando passam a ter essas emoções. 
 Não é fácil controlar as emoções e também não é indicado, pois se você está com raiva e tenta “esquecer” que está assim é igual colocar apenas um curativo em uma ferida e não limpar o local antes.
 Nossos comportamentos e tomadas de decisões sofrem influência das nossas emoções, por isso é importante respeitar e compreender o modo como nos sentimos em diferentes situações.
 A melhor forma de lidar e compreender as emoções é através do autoconhecimento, entender o motivo que determinada situação gerou diferentes emoções, aceitar que há momentos que não temos controle do que pode acontecer, aprender com os erros, não deixar que as emoções interfiram em suas decisões. Ou seja, se conhecer melhor e usar as emoções ao seu favor. 
Franciane Rodrigues França

Nenhum comentário:

Postar um comentário