As gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e 6, benéficas principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxiliam na redução do colesterol e triglicérides.

A quinoa é rica também em cálcio; vitaminas C e E, poderosos antioxidantes; zinco, importante para o fortalecimento do sistema imunológico, e principalmente em vitaminas do complexo B, especificamente B1, B2, B3 e B6, essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e manutenção muscular. Rica em fibras, a quinoa diminui o esvaziamento gástrico, ajudando na saciedade e adiando a fome, sendo uma boa opção nas dietas de emagrecimento, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino.
Por não conter glúten, a quinoa pode ser consumida por portadores de doença celíaca, podendo inclusive substituir, em forma de farinha, a de trigo, em receitas de pães, massas e bolos. Dessa forma, uma xícara de farinha de quinoa equivale a uma xícara de farinha de trigo.
Como se preparar a quinoa
A quinoa deve ser muito bem lavada, em água corrente e com o auxílio de uma peneira fina, antes de ser cozida. Para o cozimento, a proporção é de uma parte cheia de quinoa para duas rasas de água ou caldo de legumes.

Em uma panela grande e de fundo largo, ferva a água com um pouco de sal e acrescente a quinoa logo após a fervura. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Solte os grãos com um garfo, desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 10 minutos. A quinoa está pronta e triplica de volume.
Autor: Fernando Bueno Ferreira de Castilho.
Gastrônomo e Chefe de cozinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário